Tema: Eu sou eu, e você quem é?
Turma: EI 22 (4 anos)O projeto será desenvolvido no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes no ano de 2016 pela professora e coordenadora Gwendolyn Sonia
OBJETIVO GERAL:
Promover a integração das crianças, a apropriação da oralidade e valorização do seu nome próprio, bem como o fortalecimento da dignidade e da cidadania através do reconhecimento da Identidade, estabelecendo e igualmente fortalecendo a autoestima e o respeito ao outro, que é o objetivo geral do presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar que os alunos se apropriem de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome.
- Conhecer seu corpo e entender as diferenças e semelhanças entre os gêneros e raças.
- Estabelecer valores de vida conhecendo a historia de sua vida e de seus antepassados.
- Conhecer e respeitar os vários tipos de família e os membros que as compõem.
- Obter noções de higiene e reconhecendo a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental.
- Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida e o meio ambiente.
- Conhecer e se relacionar com os outros, com a sociedade e saber conviver em grupo.
- Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
- Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
- BRINCAR SEMPRE!
PERÍODO:
Ao longo do ano
- Conversas com as crianças
- Conversa com os pais
- Livros de histórias
- Gibis
- Projetor
- DVD
- Material reciclável
- Giz de cera e lápis de cor
- Papel pardo, 40 kg e cartolinas coloridas
- Rádio
- Espelhos
- Tintas
- Palitos
- Retratos
ATIVIDADES:
- Roda de conversa
- Rodas de leituras
- Sessões de cinema com os filmes preferidos das crianças
- Visitas aos museus, teatros e bibliotecas
- Auto retratos
- Atividade de observação no espelho em sala de aula
- Brincadeiras de roda
- Atividades de recreação
- Construção de corpo humano em papel pardo e listando as partes do corpo
- Reflexão sobre família e sua importância
AVALIAÇÃO:
REFERÊNCIAS
BRASIL. REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI, Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental – 3. ed. Brasília : Secretaria, 2001.
LDB, Lei 9394 – 24 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ALMEIDA, M. T. P. O Brincar na Educação Infantil. Revista Virtual EFArtigos. Natal/RN- volume 03- número 01- maio, 2005.
CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário