domingo, 27 de março de 2016

PROJETO TRABALHANDO A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema: Eu sou eu, e você quem é?
Turma: EI 22 (4 anos)

O projeto será desenvolvido no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes no ano de 2016 pela professora e coordenadora Gwendolyn Sonia

OBJETIVO GERAL:


Promover a integração das crianças, a apropriação da oralidade e valorização do seu nome próprio, bem como o fortalecimento da dignidade e da cidadania através do reconhecimento da Identidade, estabelecendo e igualmente fortalecendo a autoestima e o respeito ao outro, que é o objetivo geral do presente projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar que os alunos se apropriem de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. 
  • Conhecer seu corpo e entender as diferenças e semelhanças entre os gêneros e raças.
  •  Estabelecer valores de vida conhecendo a historia de sua vida e de seus antepassados. 
  • Conhecer e respeitar os vários tipos de família e os membros que as compõem.
  • Obter noções de higiene e reconhecendo a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. 
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida e o meio ambiente.
  • Conhecer e se relacionar com os outros, com a sociedade e saber conviver em grupo.
  • Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. 
  • Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
  • BRINCAR SEMPRE!

 PERÍODO

Ao longo do ano


 METODOLOGIA

  • Conversas  com as crianças
  • Conversa com os pais 
  • Livros de histórias
  • Gibis
  • Projetor
  • DVD
  • Material reciclável
  • Giz de cera e lápis de cor
  • Papel pardo, 40 kg e cartolinas coloridas
  • Rádio 
  • Espelhos
  • Tintas
  • Palitos
  • Retratos

ATIVIDADES:

  • Roda de conversa
  • Rodas de leituras
  • Sessões de cinema com os filmes preferidos das crianças
  • Visitas aos museus, teatros e bibliotecas
  • Auto retratos
  • Atividade de observação no espelho em sala de aula
  • Brincadeiras de roda
  • Atividades de recreação
  • Construção de corpo humano em papel pardo e listando as partes do corpo
  • Reflexão sobre família e sua importância

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua ao longo do ano, levando-se em consideração, as atividades desenvolvidas, a interação das crianças com elas mesmas e com o grupo e o desenvolvimento destes quanto aos objetivos propostos. Será utilizado a competências e habilidades  que se encontram nas Orientações Curriculares da EI .


REFERÊNCIAS

BRASIL. REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI, Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental – 3. ed. Brasília : Secretaria, 2001.

LDB, Lei 9394 – 24 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.


ALMEIDA, M. T. P. O Brincar na Educação Infantil. Revista Virtual EFArtigos. Natal/RN- volume 03- número 01- maio, 2005.  

CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007.  








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