domingo, 2 de junho de 2013

DelíciADÃO: Bolo de chocolate, PPP: Percy Jackson e o ladrão de raios, 2º encontro do PNAIC, aula de Artes, palestra com estudante de Filosofia

Nosso resumo...
1º) Dia 18/4/13-  Dia de receita. DelíciADÃO
Bolo de Chocolate. Trabalhamos a receita e assistimos a um episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo. 

2º) Dia 19/4/13- Como disse anteriormente, o nosso tema gerador do 1º bimestre foi Cultura Greco- romana. E por conta disso passei para a minha turma e da professora Cláudia o filme Percy Jackson e o ladrão de Raios
Sinopse: O arteiro Percy Jackson está encrencado na escola, mas esse nem de longe é seu maior desafio. Estamos no século 21, mas os deuses do Olimpo saem das páginas dos livros de mitologia grega de Percy e entram em sua vida. Ele descobre que seu pai verdadeiro é Poseidon, deus dos mares, o que significa que Percy é um semideus – metade humano, metade deus. Ao mesmo tempo, Zeus, rei de todos os deuses, acusa Percy de roubar seu raio, a primeira e verdadeira arma de destruição em massa.

Agora, Percy tem de se preparar para a maior aventura de sua vida, e os riscos não poderiam ser maiores.

Com nuvens de tempestade sinistras encobrindo o planeta e com sua vida ameaçada, Percy viaja até um enclave especial, um campo de treinamento para mestiços, onde aperfeiçoa seus recém-descobertos poderes para evitar uma guerra devastadora entre os deuses. É lá que ele conhece dois outros semideuses: a guerreira Annabeth, que procura sua mãe, a deusa Atena; e seu amigo de infância e protetor, Grover, um corajoso sátiro cujas habilidades ainda não foram testadas.
Grover e Annabeth unem-se a Percy numa incrível odisseia transcontinental, que os leva para 600 andares acima da cidade de Nova York (o portal para o Monte Olimpo) e para o famoso letreiro de Hollywood, sob o qual arde o fogo do Mundo dos Mortos.
O destino da humanidade depende do resultado dessa jornada, bem como a vida da mãe de Percy, Sally, que ele terá de resgatar das profundezas do inferno.

Tia Cláudia dando algumas explicações sobre a cultura greco- romana

3º) Dia 24/4/13- Nesse dia trabalhamos Sílaba Tônica, suas classificações e na roda de leitura lemos a história de Medusa.

4º) Dia 25/4/13- Roda de Leitura: Narciso e Eco

5º) Dia 26/4/13- Relembramos as três histórias: A caixa de Pandora, Medusa e Narciso e Eco. 
Atividade: Produção textual . Cada aluno teve que escolher uma história e recontá-la com suas palavras.

6º) Dia 27/4/13 (sábado)- Aconteceu o nosso 2º encontro do PNAIC. Dessa vez foi muito mais tranquilo, pois o fantasma do novo já havia se dissipado. Nesse encontro curtimos e trocamos muito mais. Foi muito bom.
Assistimos um vídeo motivacional  muito legal
Como no encontro anterior, essa foi a sugestão de leitura
Nesse momento começamos os trabalhos em grupos.
 
Eu e Helô. Irmã de alma...
Finalizamos com a apresentação dos grupos

Dia 30/4/13- Começamos o dia com a aula de Artes com a profª Gisele. Nesse dia ela trabalhou as cores a partir dos alimentos. As crianças amaram essa aula assim como as outras, pois eles sabem que sempre vem algo novo, diferente. 
 A preparação da aula
 Como sempre a turma 1.402 dando um show de comportamento.
 Tia Gisele supervisionando as crianças

Nesse mesmo dia assistimos a palestra do Felipe Araújo, estudante de Filosofia na UFRJ. Ele falou com as crianças sobre a origem,  o significado dos Deuses Olimpianos e o sincretismo nas outras religiões.

Ele falou também do significado dos símbolos do masculino e feminino

Teoricamente, o símbolo masculino e feminino são 

referências aos deuses gregos Ares e Afrodite. O símbolo 

masculino é uma referência à lança de Ares, enquanto que

o feminino é o espelho (de mão) de Afrodite.




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário