domingo, 4 de maio de 2014

AMOR PELA ALFABETIZAÇÃO 24/3/14

Nesse dia, subi para dar um recado a professora Raquel no corredor da Educação Infantil, quando ouvi a professora Ana Carolina, trabalhando a letra B com os pequenos. Não resisti, entrei e sem que ela notasse observei sua aula, ela estava mostrando os "pedacinhos" que formavam as palavras bala, bule e outras. Pedia que as crianças fossem ao quadro fazer a letrinha b. Confesso que senti saudades dos anos iniciais, porque a alfabetização é algo mágico, é um momento em que nós, professores alfabetizadores, vemos os véus da escuridão caírem. 
Ver o olhar da criança e/ou adulto quando consegue ler não tem preço. É maravilhoso quando vemos a busca pelo saber, a curiosidade deles e suas descobertas. Só quem alfabetizou e/ou alfabetiza poderá entender o que estou falando, o que sinto quando vejo um aluno sair dessa escuridão. 
Eu levo a sério o que a pedra de cristal no meio da pedra negra no meu anel de formatura representa: 
Que o professor é a luz na escuridão da ignorância.
Nós levamos a luz do conhecimento.
Eu creio nisso firmemente.

Foi esse amor pela alfabetização que me fez parar e entrar pra ver a aula da professora Ana Carolina.
Esse mesmo amor me fez atender ao chamado da professora Luciana, que estava toda orgulhosa da sua turminha de 1º ano.
Não resisti e subi.
Assim como pude ver o trabalho das outras turmas.
Professora Kelhy
Professora Rosangela
Professora Mirian
Professora Daniele
E a Educação Infantil conhecendo a Cidade das Letras (Educopédia)


SIMPLESMENTE AMO A ALFABETIZAÇÃO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário