domingo, 6 de abril de 2014

NOSSO PLANO DE TRABALHO PARA 2014



" O ADÃO MOSTRA A CARA DO BRASIL"


“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores”.
(Jean Piaget)

APRESENTAÇÃO

A nossa escola, tem um projeto pedagógico diferenciado, onde a cultura é o eixo norteador de todo o trabalho escolar, inclusive do currículo. A cada ano escolhemos um tema gerador através de eleição, que é pesquisado e apresentado a todos da comunidade escolar. Para o ano de 2014 escolhemos o tema:
O Adão mostra a cara do Brasil.
O tema pretende mostrar às crianças a cultura nacional, sem perder de vista as suas particularidades regionais. Com isso mostraremos a pluralidade cultural tendo como exemplo as nossas próprias salas de aula, que contam com discentes de várias regiões do país.
Com essa proposta buscamos relacionar os temas escolhidos a cada ano, com atividades que envolvam a arte, tecnologia e cultura nos diversos aspectos e linguagens. Buscamos arduamente alfabetizar cultural e artisticamente nos discentes.
Além disso, não podemos perder de vista a globalização e entender que vivemos em uma era digital, portanto, continuaremos a trabalhar com as diferentes mídias, projetos que envolvam a tecnologia digital como a Educopédia.

JUSTIFICATIVA

O CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, atende aos alunos em horário integral. O nosso plano de trabalho assim como o nosso PPP, tem como fundamentação teórica Pierre Bourdieu sobre Capital Cultural. A partir dessa teoria realizamos o nosso trabalho com o objetivo de ampliar o capital cultural dos nossos alunos, professores e funcionários. Com isso, o nosso objetivo se estende também para além dos muros da escola, a partir do momento em as crianças dividem com os seus familiares os conhecimentos adquiridos através da escola.
E qual é o nosso objetivo primordial? Uma escola que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo que priorize a ética, respeito e amor. Um currículo em que todos possam questionar e superar a exclusão  social e toda a forma de preconceito. É preparar nossa comunidade escolar para transformar a sociedade a partir do olhar da nossa cultura, tentando trabalhar para uma sociedade mais justa e menos desigual.
Buscamos uma escola onde educadores e educandos possam construir a esperança num projeto de vida, em que a alegria seja a tônica do viver, privilegiando a liberdade de expressão, a igualdade e trabalho participativo. Com isso gera-se satisfação e constantes melhorias no trabalho.

OBJETIVO GERAL

Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir a sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, como ser único, mas também coletivo.


PÚBLICO ALVO

Trabalhamos no sentido de disponibilizar a instituição escolar como espaço de resistência, reflexão e ação, com isso temos como nosso público alvo os alunos, professores, funcionários, ex- alunos, familiares e moradores da comunidade de Acari.

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS
Ø  Cineclube
Ø  Educopédia
Ø  Concurso de imagens
Ø  Concurso de Língua Portuguesa
Ø  Estrada para Cidadania
Ø  Paixão de Ler
Ø  UExpondo
Ø  Maratona de leitura
Ø  Trilhas (EI e 1º ano)

Ø  Mostra de dança

AVALIAÇÃO

A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante as atividades propostas em sala de aula. As ideias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos, nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. Ou seja, essa avaliação será contínua, os professores farão registros dos alunos através de trabalhos que serão expostos. A cada conselho de classe e reunião de planejamento haverá uma avaliação parcial dos resultados do projeto e da aprendizagem dos nossos discentes.















Nenhum comentário:

Postar um comentário