COMECEI HOJE A TRABALHAR COM CIÊNCIAS. APRESENTEI TODA A UNIDADE PARA A TURMA E COMEÇAMOS COM A UNIDADE CICLOS DE VIDA.
PEDI QUE A TURMA LESSE A PERGUNTA- PROBLEMA E PARA A MINHA SURPRESA AS MINHAS CRIANÇAS A RESPONDERAM ANTES QUE EU DESSE AS EXPLICAÇÕES INICIAIS. RESPONDERAM QUE IRIAMOS CRIAR AS MINHOCAS PRA VER E SABER COMO ELAS VIVEM. FIQUEI TÃO ORGULHOSAAAAAAAAAAAA...DOS MEUS AMORES.
EIS UM POUQUINHO DO QUE ACONTECEU NA AULA.
AS CRIANÇAS JÁ SENTAM EM GRUPOS, O QUE FACILITA BASTANTE A DINÂMICA DESSE TIPO DE AULA.
NESSE MOMENTO OS ALUNOS OBSERVARAM DUAS MINHOCAS PARA IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS NOVAS E AS ADULTAS. ESSA OBSERVAÇÃO FOI FEITA NA MINHA MESA. OBJETIVO PRINCIPAL ERA QUE ELES ENCONTRASSEM O CLITÉLO, QUE É UMA ESTRUTURA REPRODUTIVA PRESENTE NAS MINHOCAS.
SOMENTE O GRUPO 1 IDENTIFICOU DE PRONTO ESSA ESTRUTURA. OS OUTROS 3 PRECISARAM DA MINHA INTERFERÊNCIA.
MESMO AS CRIANÇAS NÃO TENDO FEITO NENHUMA COMPARAÇÃO DAS MINHOCAS COM AS LARVAS DO TENÉBRIO, EU ACHEI INTERESSANTE UTILIZAR A SUGESTÃO DADA PELO CAPACITADOR EDUARDO QUE FOI O DE COLOCAR A LARVA JUNTO COM A MINHOCA PARA QUE VISSEM AS DIFERENÇAS... FOI MUITO BACANA ESSA OBSERVAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário