segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Unidade Vida das Plantas- Aula 1- Como são as Plantas? T: 1.203 12/9/11

Iniciamos essa unidade com o pé direito, isso porque as crianças deram um show de conhecimento sobre as plantas. Falaram sobre as diferentes espécies que eles conheciam e suas diferenças. Fiquei tão feliz e orgulhosa. Construímos os feijoeiros e temos que agradecer a profª Michelle, pelas lindas etiquetas...
Estamos ansiosos!!!!


Unidade Animais- Aula 1- Quais as diferenças entre os animais? T: 1.102 12/09/11

As crianças curtiram bastante o livro, viram as fotos dos animais. Essa unidade será muito gostosa de trabalhar com eles... Meus besourinhos vão voltarrrrrr...kkkk

domingo, 11 de setembro de 2011

Aula 16- O que é atmosfera? T: 1.203 8/9/11

UFA!!! Enfim, chegamos ao final da Unidade AR. Dever cumprido. E o encerramento não poderia ser melhor, pois eles amaram construir os helicópteros de bexiga. Eu me senti criança de novo brincando com eles no pátio da escola. Quem passou não entendeu nada, mas nós entendemos e adoramos...rsrsrsrs.
Que venha agora a terceira unidade: VIDA DAS PLANTAS


Aula: 15- O que é poluição do ar? T: 1.203 8/9/11

Essa aula teve uma maior participação das crianças, pois é uma coisa que realmente faz parte do seu cotidiano. Eles convivem com diversas formas de poluição, sendo a principal causada pelos veículos que circulam na Av. Brasil, onde a escola fica localizada.
Esse projeto, Sangari é maravilhoso, vou dar a "Cláudia o que é de Cláudia"(rs), essa foi uma aquisição benéfica e eficiente. Reparem nos olhares curiosos das crianças. Esse projeto trabalhado provoca esses olhares, de sede de conhecimento.

Aulas 13 e 14- Turma: 1.203

Conversamos sobre essas aulas e eles entenderam tranquilamente os conceitos aqui trabalhados.
Mostrei como as garrafas geladas ficam. O que acontece com o vapor de água presente no ar em contato com uma superfície fria

Aula 12- O fogo precisa de ar? T: 1.203 26/8/11

Nessa aula aprendemos que a chama precisa de combustível, calor e ar, para se manter acesa. E eles entenderam direitinho o que acontece com a chama quando coberta. E a produção do gás carbônico? Gente, foi fantástico. Eu fiquei maravilhada, curti mais que as crianças...kkkk


Aula 11- Como funciona um pára- quedas? T: 1.203 25/8/11

Eles adoraram essa aula e ficaram muito felizes quando viram o pára-quedas funcionando. Devo confessar que eu também fiquei maravilhada com ele no ar...

Aula 10- Até onde a água chega? T: 1.102 9/911

Uma experiência simples e que teve um resultado muito bom pra gente. As crianças perceberam super rápido  porque a caixa d'água deve ficar em cima das casas. Fiquei muito feliz com o resultado!

Aula 9- Posso beber? T: 1.102 9/9/11

Aula 8- Como limpar a água? T: 1.102 9/9/11

Nessa aula separamos as misturas realizadas na aula 7. As refizemos e levantamos as hipóteses sobre como separá-las. O mais importante foi a colocação do Fabiano, que disse que por isso que devemos usar o filtro na bica da pia. Gente!!!! Foi o FABIANO quem falou isso. Fiquei tão orgulhosa dele, que cheguei a ficar com lágrimas nos olhos...
Nenhum caso é perdido, basta termos um olhar diferenciado às vezes...Tentem, não custa nada!




Aula: 7 - Por que a água limpa? T: 1.102 30/8/11

As crianças ficaram animadas com as misturas. Levantamos várias hipóteses. Fiquei tão orgulhosa dos meus bebês!!!!!


LEITURA PARA TODOS - 01/9/11

Devo confessar que ficamos todas bobas,( e aí estou falando por mim e Bárbara) com a briga, saudável dos alunos em querer saber quem vai fazer a leitura pra turma. O escolhido foi o Daniel José, que não se contentou em ser o escolhido, ele teve que ir lá pra frente fazer a leitura pra turma. Essa turma é muito chique mesmo, igual as suas professoras...kkkk


Cortejo Folclórico no CIEP

Projeto Folclore- t: 1.203

Trabalhando dobradura e produção textual com as crianças através as lendas, videos e músicas.



REFORÇO DIGITAL

A Nova Era já chegou no Ciep Dr. Adão. Estamos interligados com o mundo. Eles estão amando! Esse projeto tem ajudado muito dentro da sala de aula no meu cotidiano com as crianças. Quero aqui também deixar o meu agradecimento especial ao subsecretário Rafael Parente, que tem nos dado todo apoio para que esse e outros projetos aconteçam em nossa U.E. 

Aula de Inglês- T: 1.102 31/8/11

Aula de inglês com o professor Brener. As crianças adoram.

PRODUÇÃO TEXTUAL DA T: 1.102 26/8/11

Produção Coletiva das lendas folclóricas. Releituras das mesmas. Eis as lendas do Boto cor de rosa, Curupira, Sereia Iara, Saci e Matinta Perera. Tivemos um material de apoio maravilhoso, o dvd produzido pela Multirio, com a Série Juro que Vi. Com filmes curtos e com uma linguagem muito simples. As crianças adoraram e eu também...kkkk
Com essas produções tenho estimulado o raciocínio, memória, coord. motora e a estética da letra dos meus alunos, que a cada produção procuram melhorar mais a letra.


Alfabetizando, Letrando e Folcloriando- 24/8/11

O 1º ano do Ciep Dr. Adão, ficou com o tema Folclore no projeto Alfabetizando e Letrando. Período: 2ª quinzena de agosto e setembro. Nesse projeto estou procurando trabalhar bastante a produção textual, sendo nesse primeiro momento com a construção coletiva. Trabalhando também com leitura das lendas, músicas, vídeos, brincadeiras e jogos folclóricos


CAPACITAÇÃO DA SANGARI- 23/8/11

Pela manhã fiz a capacitação do 1º ano- Unidade: Animais. De tarde foi a do 2º ano- Unidade: Vida das Plantas. Os capacitadores foram excelentes. Mais uma vez a equipe Sangari mostrando competência e profissionalismo. Parabéns!


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto Escola Cinemark- 22/8/11

Fomos ao Shopping Carioca e foi maravilhoso. Mais uma vez o Ciep Dr. Adão Pereira Nunes deu show em comportamento e organização. Fomos elogiados por todos... Parabéns crianças!!!!